A pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o volume de buscas feitas por jovens para montar franquias dobrou no último ano. Passou de 10,2% em março de 2020 para 21,3% em maio de 2021.
Segundo Rodrigo Abreu, diretor de marketing da ABF, o primeiro motivo desse aumento é uma melhora do cenário econômico. O segundo é o fato do mercado de trabalho ainda manter o ritmo lento e os jovens buscando empreender por necessidade. E um terceiro é essa geração estar gostando mais de empreender.
O Renan Bená é um exemplo. Em 2021, com 28 anos, abriu uma franquia de pub sertanejo. O investimento total no negócio foi de R$ 1 milhão, que conseguiu financiar com a franqueadora. A marca tem quatro unidades em operação, mais duas em implantação.
O franqueador Pedro Elero diz que tanto os empreendedores como o público da rede são jovens.
A falta de experiência pesou para o Douglas Napeloso. Aos 21 anos, já tinha passado por duas falências. Ele investiu R$ 13 mil em uma franquia de pratos congelados naturais. Montou a empresa dentro de um salão de beleza. A esposa, Jessyca Santos, é cabeleireira e sócia. Ele não paga aluguel e vende os pratos para as próprias clientes. 60% das vendas vêm do salão. Os outros 40% são entregas.
Fonte: G1