Com o objetivo de disseminar a inovação para os pequenos negócios tradicionais, como padarias, mercadinhos e salões de beleza, o Sebrae desenvolve o Catalisa MPE. No Piauí, o primeiro ciclo teve início esse mês.
O programa é executado por agentes de inovação, profissionais especialistas em inovação e empreendedorismo, selecionados por meio de edital. Os agentes auxiliam os pequenos negócios, em encontros online, a buscarem soluções inovadoras. A ideia é contribuir para a transformação digital desses empreendimentos tradicionais, por meio da aproximação com startups que desenvolvem soluções tecnológicas.
“O Catalisa MPE é um programa gratuito de inovação aberta, que visa acelerar a transformação digital das pequenas empresas. A partir da identificação de desafios dos negócios e da aproximação com soluções inovadoras de startups, pretende promover o avanço dos empreendimentos para um novo patamar no mercado”, declara o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.
Inovação aberta é um modelo de gestão que promove a cooperação com instituições e pessoas externas à empresa, rompendo as barreiras do próprio empreendimento. Nesse sentido, o Sebrae está fazendo a intermediação entre as empresas tradicionais e as startups para que as práticas inovadoras sejam cada vez mais acessadas.
Mais informações sobre as ações de inovação, startups e o Catalisa MPE podem ser obtidas na Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, localizada na sede da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou nos escritórios regionais do Sebrae em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias