Anuncie aqui!

Clique no botão abaixo e fale com a gente.

Justiça condena McDonald’s por trabalho de menores em funções perigosas

O Tribunal Superior do Trabalho condenou a rede Arcos Dourados, a maior franqueadora do McDonald’s no Brasil, a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos por usar funcionários menores de idade em funções perigosas, como operar chapas e fritadeiras.

O que aconteceu?

Rede deve pagar R$ 2 milhões e realocar jovens, determinou a Corte, revertendo uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que entendeu que não havia perigo na atividade.

Jovens podem sofrer queimaduras mesmo utilizando equipamentos de segurança, concluiu o juiz Paulo José de Oliveira de Nadai, da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, após visitar vários estabelecimentos denunciados.

Juiz foi ao local de trabalho para comprovar as denúncias. “Levamos o juiz até o local onde esses adolescentes trabalhavam, para comprovar as denúncias. No local, foi averiguado que, mesmo com os EPIs [equipamentos de proteção individuais], muitos tinham cicatrizes causadas por queimaduras. Uma atividade não condizente com o que a legislação brasileira diz sobre menores de idade em ambientes de trabalho”, disse Samuel Antunes, que representa a autora da ação, a confederação Contratuh.

Adolescentes de 16 e 17 anos podem trabalhar, mas nunca em funções perigosas ou em locais insalubres, diz a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Menores também não podem trabalhar à noite (das 22h às 5h) ou em locais que sejam prejudiciais à sua formação.

Arcos Dourados ainda pode recorrer da decisão. O UOL entrou em contato com a empresa. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Fonte: UOL

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro de todas as novidades antes de todos os seus amigos.

Anuncie aqui!

Clique no botão abaixo e fale com a gente.