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Destilaria e consultoria tech desenvolvem 1º uísque gerado por IA do mundo

Para entender melhor o papel do aprendizado de máquina como destilador, primeiro você precisa entender o que confere ao uísque seu caráter distintivo.

Os uísques não são diferenciados apenas por seus diferentes ingredientes, mas também pelos tonéis de madeira carbonizada em que são armazenados. Em vez de meros recipientes, os tonéis desempenham um papel vital em dar a cada mistura seu sabor único.

Quando o uísque é destilado pela primeira vez, é um líquido claro que pode ter um caráter elegante ou defumado. Para obter o aroma, sabor e cor rica, essa forma clara, conhecida como new make, precisa passar pelo menos três anos (geralmente muito mais) em tonéis de madeira. Esta é a fase de maturação, onde ocorre a infusão de sabor tão importante.

Com o tempo, os uísques começam a adquirir a cor, aroma e sabores dos tonéis em que são armazenados, incluindo também os sabores e aromas de seus conteúdos anteriores, como bourbon, xerez, vinho ou outros estilos de destilados. “A partir desses tonéis, podemos gerar centenas de milhares de uísques diferentes”, explica Angela.

Especialistas em destilação podem passar a vida toda provando, ajustando e experimentando meticulosamente para criar os melhores sabores possíveis. É aqui que a Mackmyra queria introduzir a aprendizagem de máquina.

IA e uísque

A Thoughtworks usou dados de receitas anteriores, notas de degustação, avaliações de receitas anteriores, avaliações de especialistas, avaliações de clientes e informações sobre os tonéis – classificações internas, tipos de tonéis, estágios de enchimento, volumes e teores alcoólicos – para fazer o modelo de IA entender o que é o uísque da Mackmyra.

Em seguida, a empresa criou uma estrutura que pudesse inovar nesse espaço, criando novos uísques que são únicos, mas, em última análise, têm um sabor excelente.

Isso não apenas foi mais rápido do que uma pessoa realizando o processo manualmente, mas, graças à capacidade do algoritmo de analisar e calcular uma vasta quantidade de dados, novas e inovadoras combinações que de outra forma nunca teriam sido consideradas puderam ser encontradas.

Para Jarno Kartela, chefe global de consultoria de IA da Thoughtworks, o uísque Mackmyra Intelligens mostra como novas soluções de aprendizado de máquina podem ser usadas para gerar produtos que “mantêm o espírito, a aparência e a sensação das marcas por trás deles, ao mesmo tempo em que são novos e únicos”.

Fonte: Olhar Digital

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