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Black Friday: posts de influencers engajam mais do que os das marcas, aponta relatório

A um mês da Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro, varejistas brasileiros intensificam os esforços para aproveitar ao máximo uma das mais importantes datas para o comércio nacional. Mais que observar a essência da data e entregar preços atrativos aos consumidores, cada negócio precisa encontrar formas de comunicar seus planos para a Black Friday de maneira distinta para se diferenciar da forte concorrência.

Neste contexto, o Marketing de Influência oferece um poderoso kit de ferramentas de distinção. Influenciadores gozam de níveis elevados de conexão com o público. Em função disso, em 2022, as postagens da Black Friday feitas por influencers apresentaram uma taxa de engajamento muito mais alta, de 0,68, em comparação com o 0,18 alcançado pelas contas próprias das marcas, aponta o relatório Black Friday no Brasil, da HypeAuditor.

O relatório também indica uma diferença crucial para os níveis de engajamento observados nos posts de marcas e influencers. Enquanto os criadores de conteúdo estão focados nos Reels – vídeos curtos do Instagram – como canal-chave de sua estratégia de conteúdo, a estratégia das marcas está voltada para o formato imagem. Traduzindo em números, durante a Black Friday de 2022, 43% das postagens feitas pelos influenciadores foram publicadas nos Reels, enquanto apenas 27,8% dos posts das marcas foram produzidos neste formato.

Comparando o comportamento do consumidor nas duas últimas edições da Black Friday, a HypeAuditor identificou a tendência de que os usuários do Instagram no Brasil se envolvam cada vez mais com as postagens dos influenciadores. Em 2021, as postagens obtiveram uma média de 26 curtidas e um comentário dos usuários. Já em 2022, esses números saltaram para 72 curtidas e três comentários por postagem. O crescimento pode ser atribuído ao aumento dos Reels, mais uma vez, mas também ao fato de os usuários demonstrarem um maior grau de conexão com os influenciadores que seguem.

Categorias e dimensões

Para os famosos varejos que “vendem de tudo”, observar as categorias dos influenciadores mais impactantes durante as campanhas passadas de Black Friday pode ser um bom índice para projetar o comportamento dos consumidores. Em 2022, os influenciadores brasileiros das categorias Beleza, Estilo de Vida e Família foram os que mais contribuíram para as campanhas e postagens da Black Friday.

Em 2021, os influencers do universo da Beleza também ocupavam o Top 3, mas foram acompanhados pelas categorias Roupas e Looks e Moda. As mudanças sinalizam uma mudança nos interesses e no foco do público, bem como nos modelos de parcerias firmados entre marcas e influenciadores.

Quanto à dimensão dos influenciadores mais buscados pelas marcas, o relatório aponta que, em 2022, os influenciadores de nível intermediário dominaram o cenário e foram os responsáveis de 48,4% de todas as postagens da Black Friday. Em seguida, aparecem os micro-influenciadores, com 34,9% dos posts, e os nano-influenciadores, com 8,1%.

Novamente, o relatório evidencia uma clara mudança entre 2021 e 2022. Em 2021, os micro-influenciadores foram os responsáveis por 56,8% dos posts realizados para a Black Friday, seguidos pelos influencers de nível intermediário, autores de 26% das postagens, e pelos nano-influenciadores, com 15,1%. Segundo a HypeAuditor, isso indica que as marcas podem estar optando por fazer parcerias com criadores um pouco mais estabelecidos à medida que o tempo passa, com criadores menores obtendo uma menor participação no total de postagens.

Fonte: Mundo do Marketing

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