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Varejo de luxo deve sofrer forte desaceleração em 2024

Após anos de crescimento recorde, a indústria de luxo pode estar prestes a enfrentar uma desaceleração, de acordo com um relatório divulgado pela RBC Capital Markets. Os sinais de ventos contrários já são visíveis, com o preço das ações da LVMH caindo 7% após a divulgação de resultados trimestrais feita na semana passada, a maior queda vista desde o início de 2020.

Com a movimentação, analistas em todo o mundo começaram a reduzir suas recomendações, esperando uma correção de mercado que trará um crescimento mais lento nos próximos trimestres para as companhias do setor.

Crescimento acelerado visto nos últimos anos

Em primeiro lugar, o mercado de luxo como um todo está cerca de 25% acima dos níveis de 2019, com taxas de crescimento recentes bem superiores à média para a maioria das empresas. “Isso não é sustentável, e esperamos uma moderação nas tendências de crescimento de receita daqui para frente,” afirma a RBC. Isso significa que o mercado está começando a se corrigir, abrindo caminho para tendências de crescimento mais baixas em comparação com o que testemunhamos nos últimos três anos.

Compradores aspiracionais

Outro fator-chave que impulsiona essa desaceleração é a diminuição dos compradores aspiracionais. Esse grupo de consumidores – que normalmente faz algumas transações por ano, comprando produtos de luxo mais acessíveis, como acessórios – reduziu seus gastos em luxo este ano, afetando a maioria dos grupos do segmento.

Na verdade, essa tem sido uma tendência visível desde o início do ano nos Estados Unidos, em particular, com empresas como a Kering e a LVMH culpando seu fraco desempenho no país pela falta de demanda de compradores aspiracionais.

Anteriormente, um público-alvo fundamental, esse grupo de consumidores parece ter sido negligenciado pelas marcas de luxo que continuaram a aumentar os preços, afastando-os para reter apenas aqueles que podem arcar com tal inflação. Considerando o aumento do custo de vida e o medo de uma recessão, esses compradores agora pensam duas vezes antes de se dar ao luxo de comprar esses itens.

Essa tendência tem um impacto claro nas marcas de luxo, uma vez que os compradores aspiracionais representam 40% dos consumidores de luxo em todo o mundo.

Inflação

Além disso, o cenário macroeconômico é claramente o pior que vimos em décadas, dado que a inflação geral afeta todos os aspectos da vida diária dos consumidores. “Os consumidores comuns têm menos renda residual disponível, o que provavelmente impactará os gastos”, afirmou a RBC.

O banco de investimentos também acredita que a desaceleração no mercado de luxo deve ser bastante severa, dadas as altas taxas de juros, a incerteza econômica e um contexto desafiador na China, com a demanda incapaz de se recuperar de forma atrativa pós-pandemia. Isso está levando a uma preocupação geral com uma desaceleração na demanda de consumidores na Europa, China e nos EUA.

Todos esses fatores contribuem para o provável fim do boom visto no varejo de luxo, após anos de crescimento excepcional. No momento, as ações de luxo europeias estão em queda devido ao crescimento de receita inferior ao esperado, levando os bancos de investimento a reduzir suas previsões em 5% ou mais para o lucro por ação de 2024, de acordo com a Reuters.

À medida que os consumidores aspiracionais se afastam das compras de luxo e os consumidores se tornam mais difíceis de capturar dadas as condições macroeconômicas atuais, será interessante ver onde as marcas de luxo buscarão novos meios de crescimento em 2024 e além.

Fonte: Forbes

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