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Como o SEO influencia as estratégias das empresas

SEO é a sigla em inglês de Search Engine Optimization. Essa é uma ferramenta que tem como objetivo otimizar os mecanismos de buscas para tornar a leitura dos robôs dos sites de pesquisa mais eficiente. Isso significa achar o conteúdo mais preciso possível em relação às buscas. Além disso, são essas leituras que ranqueiam esse conteúdo para os leitores.

Por outro lado, as empresas de produção de conteúdo utilizam o seu conteúdo formatado de uma forma que facilite a conexão com os pesquisadores. Desse modo, as empresas que escrevem esse material podem usar recursos que facilitem a leitura, como links com outras matérias, palavras-chave e imagens nomeadas são alguns deles.

Adriano Nadalin, CEO da i-Cherry, explica como o conteúdo pode interferir na performance de texto e comenta as principais estratégias.

SEO na prática

Meio & Mensagem – Como um conteúdo de qualidade pode ajudar a boa performance do SEO?

Adriano Nadalin – A tecnologia assegurará que os robôs de busca, como o do Google, consigam encontrar e interpretar cada uma das páginas relevantes de um website. Porém existe, também, o objetivo de proporcionar uma boa experiência de navegação para o usuário, pensando em mais tópicos como, por exemplo, a velocidade de carregamento. Já o conteúdo é uma das formas que um site tem de contextualizar o Google sobre qual é o assunto daquela página. O conteúdo é a forma pela qual o site consegue “vender” a sua importância para o seu público, auxiliando em vendas, leads e acessos. Assim, aumentamos as chances de conseguir um bom posicionamento e visibilidade, além de ser útil ao usuário e contribuir para a sua experiência.

M&M  Como isso funciona na i-Cherry?

Nadalin – Na i-Cherry, o SEO está ligado a qualquer resultado que venha de uma busca independente dos buscadores tradicionais como o Google, dos marketplaces ou ainda de outros resultados como em uma app store, por exemplo. Independentemente de onde a busca ocorre, podemos dividir o SEO em duas grandes esferas: tecnologia e conteúdo, e aqui sempre falaremos com dois públicos, o dos mecanismos de busca e os usuários do site.

Estratégias de SEO

M&M – Quais são as principais estratégias para o SEO?

Nadalin – A estratégia de SEO deve levar em conta diversos fatores, desde as fortalezas de um cliente (onde ele é autoridade), até a concorrência. Esses tópicos devem passar, ainda, pelas necessidades do consumidor em determinado mercado e onde ele busca supri-las. Parte do SEO pode ter um papel prioritário de gerar conversão e estar bem-posicionado para as buscas que melhor atendem esse objetivo, mas também podemos pensar em estratégias complementares a outras frentes. Com a crescente dependência de construção de first-party data, podemos usar a audiência orgânica para criar uma base de usuários que estão em momentos de busca a temas relacionados e entender depois como isso entra em um funil que os leva até a compra, usando outras ferramentas.

Como manter a boa performance

M&M – Como manter a boa performance em todo conteúdo?

Nadalin – Do ponto de vista de estratégia, devemos sempre suprir uma necessidade do usuário e gerar diferenciação em relação à concorrência. Do ponto de vista mais técnico, podemos pensar em manter o conteúdo atualizado, aproveitando sazonalidades do mercado e sempre que possível buscar criar uma rede de links entre assuntos similares. Essa rede de links, além de auxiliar a navegação do usuário ao longo de um tema, também facilita o rastreamento dos robôs para encontrarem as páginas, melhorando o posicionamento no Google. Ao tentar juntar a estratégia e necessidades técnicas, as soluções de inteligência artificial generativa serão grandes aliadas, porém seu potencial está diretamente ligado ao bom uso que faremos dos dados. As inteligências artificiais podem trazer escala para esses fatores de manutenção da atualização e quantidade de conteúdos, mas não necessariamente irão nos diferenciar.

Como os profissionais trabalham elementos de SEO

M&M – Como o profissional de SEO pode auxiliar nessas estratégias?

Nadalin – O papel do profissional de SEO será entender todas as questões e projetar essas respostas. Isso será realizado na estrutura do site. Desse modo, surge a criação de novas páginas, categorias, artigos, vídeos no YouTube e tudo que possa complementar a experiência do usuário.

M&M – Quais são os principais elementos que um conteúdo deve ter para atingir uma boa performance?

Nadalin – Podemos separar a performance em três pilares: Intenção de Busca, Expertise e Referência. A intenção de busca está relacionada ao entendimento do objetivo do conteúdo versus a necessidade do usuário. Um bom ponto de partida é o questionamento: como o usuário busca por esse tema? Conseguimos responder tudo com um único conteúdo ou precisaremos de uma série deles? A expertise tem o intuito de passar credibilidade ao usuário. Dentro do Google existe uma série de atualizações e boas práticas que indicam que um bom conteúdo é aquele redigido por alguém com experiência no assunto. Além disso, temos o fator referência, que basicamente irá avaliar quanto determinado conteúdo é referenciado por outros sites. Este é o ‘boca a boca’ digital. Ter uma estrutura de links externos saudável, ou seja, ter outros sites relevantes indicando o seu conteúdo acaba contribuindo para um bom posicionamento.

Fonte: Meio e mensagem

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