Anuncie aqui!

Clique no botão abaixo e fale com a gente.

Eletrobras lidera produção pioneira de hidrogênio verde no Brasil

A Eletrobras se destaca como pioneira na produção de hidrogênio verde no Brasil, contribuindo para a transição energética e o combate ao aquecimento global.

A produção de hidrogênio verde emerge como uma peça fundamental na substituição global das energias fósseis, responsáveis pelo aquecimento global, por fontes renováveis. Nesse cenário promissor, a Eletrobras, maior companhia do setor elétrico da América Latina, assume posição de destaque. Com trabalhos pioneiros na área, a empresa já gerou as primeiras toneladas de hidrogênio verde no país e se prepara para aplicar seu conhecimento em projetos de grande envergadura.

O vice-presidente de Engenharia de Expansão da Eletrobras, Ítalo Freitas, destaca que a produção em larga escala requer energia renovável, disponível de forma contínua e a preços competitivos, além de conexão ao Sistema Interligado Nacional. A empresa oferece todas essas condições necessárias.

O hidrogênio verde é obtido por meio da eletrólise da água, um processo que demanda uma considerável quantidade de energia. Para ser considerado verde, sua produção deve ser alimentada por fontes renováveis, como hidrelétricas, eólicas e solares.

O gás de hidrogênio pode ser utilizado como combustível ou ser convertido de volta em energia elétrica por meio de uma reação eletroquímica que libera apenas água como subproduto. Além disso, é um componente valioso para a produção de amônia, utilizada em fertilizantes, e possui diversas outras aplicações industriais.

Nos próximos anos, o hidrogênio verde desempenhará um papel fundamental no cumprimento do compromisso do Brasil em neutralizar suas emissões de CO2 até 2050, como previsto no Acordo de Paris. O potencial desse recurso é vasto, sendo aplicável em diversos setores econômicos, desde geração de energia elétrica até a indústria de transformação, refinarias, siderurgias, transporte e agronegócio.

O hidrogênio verde assume uma importância especial para indústrias que enfrentam desafios na substituição dos combustíveis fósseis, como siderúrgicas com seus altos-fornos e empresas de transporte pesado com navios, aviões, caminhões e trens. Um dos grandes desafios para a implantação de projetos de hidrogênio verde em todo o mundo está relacionado à variabilidade das energias renováveis.

Fonte: Economic News Brasil

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro de todas as novidades antes de todos os seus amigos.

Anuncie aqui!

Clique no botão abaixo e fale com a gente.