Anuncie aqui!

Clique no botão abaixo e fale com a gente.

Representantes do Governo do Estado visitam junta comercial da Estônia

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzenir Porto, realizou visita técnica ao RIK – Centre of Registers and Information Systems da República da Estônia, nessa sexta-feira (20). O RIK é a agência estatal cujo principal papel é desenvolver e administrar registros e sistemas de informação de empresas, a exemplo do papel da Junta Comercial no Brasil.

Segundo a presidente da Jucepi, o objetivo da visita foi conhecer novas tecnologias e práticas inovadoras nas áreas de registro e licenciamento de empresas. “Ficamos felizes em perceber que estamos praticamente em igualdade em recursos tecnológicos, possuímos plataformas avançadas como, por exemplo, o trabalho integrado aos órgãos de licenciamento, consulta automatizada de nomes e muitos serviços bem parecidos com os nossos sistemas. No geral, estamos lado a lado com as tecnologias da Estônia e isso me deixou muito feliz”, relata Alzenir Porto.

Alzenir Porto é integrante da missão internacional organizada pela Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) à República da Estônia. Também participam o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a presidente da Jucepa e vice-presidente da Fenaju, Cilene Sabino, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, e James Matos da empresa Vox Tecnologia.

A missão técnica teve início, na última segunda-feira (16), com a primeira agenda no e-Estônia Briefing Centre. Durante a visita, a comitiva conheceu o ecossistema de inovação, empreendedorismo e governo digital do país. A missão também teve reunião na Embaixada do Brasil na Estônia onde foram recebidos pelo embaixador brasileiro Paulo Roberto Palm e pelo conselheiro da embaixada José Antônio.

Ao longo da semana, foi realizada visita a Tallinn University (TalTech) e a Uespi assinou um Memorando de Entendimento de Colaboração para promover a colaboração entre as universidades sobre pesquisa, educação e cooperação cultural. A comitiva também conheceu a Tehnopol Science and Business Park, centro que apoia o empreendedorismo de tecnologia na Estônia, ajudando startups e pequenas e microempresas a crescer mais rapidamente. Na quinta-feira (19), a missão participou do evento Latitude59 que reúne startups a investidores de mercados globais para fomentar possíveis parceiros de negócios e investimentos

Novas linhas de créditos voltadas aos donos de pequenos negócios e o aporte financeiro para a linha Microcrédito serão anunciados pelo Governo do Piauí, por meio da Agência Piauí Fomento. As ações, voltadas ao Programa Apoio a Pequenos Negócios – Crédito Urbano e Rural, serão anunciadas pela governadora Regina Sousa, durante solenidade, na próxima quinta-feira (19), no Palácio de Karnak.

A iniciativa tem o propósito de oferecer oportunidades mais justas de desenvolvimento, incentivando o empreendedorismo no campo e na cidade. São formatos de crédito, com taxas ainda mais reduzidas do que as praticadas atualmente como, por exemplo, a linha de crédito para a agricultura familiar que teve o prazo de carência estendida de acordo com a atividade a ser financiada podendo chegar a 24 meses, com 60 meses para pagar, para créditos de até R$ 50 mil.

O financiamento pode chegar a 100% do investimento. Para a liberação do recurso, podem ser exigidos garantia real, avalista, aval ou seguro.

O primeiro passo para que o tomador tenha acesso ao crédito rural é procurar uma unidade do Emater em seu município, caso sejam financiamentos para a produção rural, ou a agência Piauí Fomento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, em Teresina, o telefone para contato é o 86 3221-6277. Após trâmite interno, o crédito é liberado pela Piauí Fomento.

A terceira categoria de crédito, que será anunciada pela governadora Regina Sousa, concretiza uma ideia inovadora para a agência Piauí Fomento. “A linha de crédito, para incentivar a agricultura familiar, vai atender às necessidades de capital de giro, investimentos mistos das micro e pequenas empresas que comercializam produtos da agricultura familiar dos produtores da economia piauiense, explica Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Piauí Fomento.

Destacando a sensibilidade da governadora Regina Sousa para a retomada do crescimento dos setores (microcrédito urbano e agricultura familiar) mais fragilizados da economia, Luiz Carlos Everton esclarece que os financiamentos dessa linha serão repassados diretamente aos fornecedores dos produtos, no caso os pequenos produtores rurais, que repassarão as vantagens concedidas às empresas que compram os produtos rurais.

Com isso, “o governo vai incentivar o consumo e valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, fortalecendo as redes de comercialização”, completa.

As taxas de juros são de 5% ao ano, prazos para pagar de até 24 meses (capital de giro) ou 60 meses (investimento misto) e carência de até seis meses para créditos total de R$ 50 mil.

Fonte: Ccom

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro de todas as novidades antes de todos os seus amigos.

Anuncie aqui!

Clique no botão abaixo e fale com a gente.